segunda-feira, 18 de abril de 2011

0

No Bullying


Bulling é uma agressão praticada por uma pessoa ou um grupo de pessoas cujo objetivo é agredir outra pessoa de forma física ou psicológica que não apresenta a capacidade de se defender.
Essa prática do bulling é muito comum nas escolas, e está presente entre crianças e adolescentes de toda classe social.
O bulling inclui xingamentos, apelidos de má fé, agressão física e tudo isso pode trazer sérios problemas emocionais e psicológicos para a vítima.
As vítimas sempre são pessoas que se sentem inferiores, desiguais e que dificilmente pedem ajuda. A pessoa vitima do bulling apresenta medo ou falta de vontade em ir para a escola, o rendimento escolar também é afetado, podendo apresentar depressão.
Tudo isso se deve ao fato de estarem sendo ofendidos, humilhados, excluídos e até mesmo agredidos.
Em relação aos agressores, estes querem serem os centros das atenções, essa atitude pode estar relacionada com influências por parte dos adultos.
Para evitar o bulling é necessário introduzir o tema e conscientizar escolas a respeito do assunto.
Nem toda briga ou discussão entre alunos deve ser considerada bulling, porém exageros e perseguições a uma determinada pessoa já deve ser considerado bulling.
Uma vez identificado o bulling, tanto o agressor quanto a vítima necessitam de orientações.
O bulling divide-se em dois grupos: agressão social e o bulling direto.
O bulling direto é mais comum entre homens, e a agressão social é mais comum entre mulheres e crianças e sua característica é forçar o agredido para o isolamento social.
Características do bulling: espalhar comentários maldosos, intimidar pessoas que se socializem com a vítima, criticar a maneira de vestir da vítima ou a religião, entre outros.
O bulling pode atingir faculdade, locais de trabalho, vizinhos, porém sendo mais comum em escolas.
Professores e diretores devem estar atentos para identificar um caso de bulling, já que as escolas prestam um serviço aos consumidores sendo, portanto responsáveis por atos de bulling que ocorrerem dentro do ambiente escolar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficarei muito feliz se você deixar aqui seu comentário.
Obrigada.